Barack Obama e A Origem dos Meus Sonhos

Introdução

O livro "A Origem dos Meus Sonhos" nos introduz a vida de Barack Obama, antes de ocupar um dos cargos mais poderosos do mundo. Escrito no tempo em que fazia faculdade, Barack nos dá alguns detalhes muito importantes: de um pequeno resumo de sua infância até o momento em que recebe uma vaga na universidade de Harvard.

Nós ganhamos a oportunidade de acompanhar o escritor em suas viagens, como por exemplo, a viagem para o Havaí e ao Quênia. Ao mesmo tempo conhecemos alguns dos seus pensamentos relacionados ao trabalho, suas origens, seu futuro, e se seria melhor que se seu pai, se teria sucesso, entre outros.

Obama recebe um telefonema de uma parente desconhecida, que diz que o seu pai biológico morreu. Assim joga-nos para os tempos em que as únicas formas de conhecimento sobre seu pai eram pelas histórias contadas pelos seu avôs. Histórias de heroísmo, como certa vez em que ele foi ofendido em um bar e em vez de bater no agressor, como todos em sua volta pensaram, simplesmente sentou-se ao lado dele e começou a discutir sobre a política e economia do país.

Depois, ainda criança, Obama viaja para o Havaí com a sua mãe, para morar com o seu novo pai. Muito tempo depois, ele recebe uma visita do seu pai biológico, que não foi bem recebido por ele e pelos seus avós, porque Barack não possuía muita intimidade com o seu pai, que este por si lhe dava ordens.

Voltando para o presente, ele começa a ter uma crise de desespero por ficar sem saber se seria melhor do que seu pai, entrando na fase de rebelião e nas drogas.

Então é despertado o prazer de entrar em um grupo comunitário (num discurso, em que ele iria falar por alguns segundos sobre a guerra contra o racismo em um palco num evento, e os seus amigos iriam expulsá-lo, tudo parte do plano, mas Obama ficou relutante em sair), e tentar encontrar o seu lugar. Ignorando a decepção de algumas pessoas, ele vai à Chicago por causa de uma oferta de emprego vindo de um grupo comunitário que possuía o objetivo de melhorar Altgeld, uma pobre cidade sem fundos suficientes para consertar uma escola.

Depois de terem conseguido algumas árduas conquistas, Barack decide visitar a sua família no Quênia, e lá ele consegue obter histórias de seu avô e de seu pai, descobrindo que seu pai não era o "homem perfeito", e aliviando um grande peso que carregava há muito tempo. Mesmo sabendo que estava no lugar mais perto de sua origem, ele decide voltar e fincar os seus planos.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

10 Regras para Estudar bem!

Guerra Civil Espanhola (1936 - 1939)

O Manifesto de um Plebeu Romano