Minha análise sobre Duolingo

       Leitores, faz um tempo que ando notando vídeos no YouTube com títulos como: "Duolingo funciona?", "Vale a pena utilizar Duolingo?", "Por que Duolingo funciona/não funciona" ou algo parecido.  Se vocês não conhecem-no, explicarei:
       Duolingo é um site em que você aprende os vários idiomas disponíveis para estudar, com milhões de usuários ao redor do mundo. Ele é criado pelo povo e para o povo, ou seja, o site funciona por pessoas que contribuíram, revisaram e complementaram o idioma no site (parecido com o Wikipédia).
       A proposta é que aprender uma língua seja como um jogo, com pontuação; níveis; lingots, que é como dinheiro, em que você usa para comprar "acessórios" como aprender expressões ou até mesmo cantadas (se estiver disponível, porque, como eu disse anteriormente, o site é "feito" pelo povo). Há até mesmo um placar para comparar você com seus amigos e MILHARES!!!!!!! de comunidades sobre praticamente tudo a ver com o idioma.
       Lendo desse jeito, dá para notar que o site é grande. E mais um pequeno detalhe, é 100000,00% de graça.
       Espero que tenham entendido. Bora ao assunto!
       Normalmente quando as pessoas vão falar desse assunto, eles detalham, explicam, repetem e enrolam e demoram a dar suas opiniões. Eu vou ser diferente deles, darei agora, e a minha opinião é:
       Duolingo ensina e muito a língua desejada a aprender!
       Eu, por exemplo, aprendi muito inglês com esse site, o suficiente para me sintonizar num local onde o idioma for inglês estadunidense se eu for teletransportado para lá.
       Mas Pedro, por que alguns professores de línguas dizem que o Duolingo não funciona.
       Irei responder em alto e claro: eles querem que vocês não vá para esse site para que assim vocês paguem para eles ensinarem. Por exemplo: se eles são pescadores e vendem atum, eles vão falar tudo que é possível para desvalorizar o salmão, a cavala, o bacalhau, todos os outros peixes.
       Você não vai aprender até o nível maximum masterpice of English, é claro. Você precisa de outras ajudas também, como aprender no Lingualeo (que a completa experiência é paga, mas dá para aprender muito na versão gratuita); assistir filmes sem legendas; ler nessa língua ou ver TED TALKS no YouTube ou no seu site oficial (que é muito bom, pois, além de aprender a língua, você aprende várias outras coisas interessantes). Mas se você nunca estudou inglês ou qualquer outra língua, é um ótimo começo.
       Nunca é ruim ter ferramentas para aprender (diferente de alguns vídeos que dizem que Duolingo é a pior coisa para utilizar, etc). Eu estou aprendi bastante inglês no Duolingo e estou aprendendo coreano, francês e alemão (se quiser ver meu perfil, clique aqui). Não uso mais nenhuma ferramenta extra para aprender essas três línguas, o que é ruim, mas estou aprendendo muito.
       Espero que tenham gostado desse post e esclarecido algumas dúvidas que quase todos tem ao começar a usar Duolingo, mas comecem a usar logo! É muito divertido, ensina bastante e recebe atualizações frequentes.
       TCHAU!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra Civil Espanhola (1936 - 1939)

10 Regras para Estudar bem!

O Manifesto de um Plebeu Romano