De pai para filho

Filho,
Há um certo tempo gravei esta nota no meu celular, cuidando para ter coragem de escrevê-la no seu blog. Desculpe a falta de jeito e a intromissão.
Não sei se fui um bom pai, nem sei se um dia chegarei perto do razoável. De tudo que tentei lhe ensinar, talvez a maior parte foi besteira.
Desculpe este "projeto de velho", mas nesta hora, em que meu barulho (o de sempre) foi calado pelo meu próprio silêncio, achei oportuno transcrever essa nota, desabafá-lá. De qualquer modo e mais uma vez, desculpe se fui importuno. É que o meu senso de ser social, você sabe, sempre foi um pouco desajustado.
Queria escrever para você e, talvez, para todos os meninos e meninas da tua idade, um tanto corajosos, um tanto desajustados, um tanto confusos.
Não posso te falar sobre o futuro, porque eu não o conheço. Do meu passado guardo mais recordações de erros do que de acertos e o meu presente, eu apenas tento lidar com ele. Então, de tudo que lhe disser, lembre-se, não sou um sábio, não sou um filósofo, sou apenas o teu pai tentando ser teu pai.
Escrevi estas notas, num dia nublado, há um certo tempo, sentado à mesa de um bar vazio, olhando para o meu copo de cerveja, enquanto amaldiçoava a minha vida, por ser quem eu sou (parece até engraçado, mas para mim não foi). Então, sem caneta, sem papel, tentei digitar no meu telemóvel (você sabe que é assim que chamam o celular lá para as bandas da minha terra), estas dez "dicas" para uma vida talvez melhor do que a minha.
Talvez não tenha nexo, mas escrevi; talvez estivesse um pouco "fusco" com as golpadas de cerveja, mas pelo menos tenho agora a coragem de postá-las onde sempre quis (desculpa mais uma vez se te fizer passar vergonha. Você pode apagá-la se quiser. Eu ficarei triste, mas com o tempo talvez passe).

1. Não deixe ninguém dizer o que você tem que ser (nem eu!). O mundo está cheio de especialistas na vida dos outros (mas são todos mal-amados);
2. Cuidado! Às vezes serão tão sutis que você pode não notar que estão te levando para onde eles querem, mas você não;
3. Tenha opinião e não tenha medo do diferente. É mais covarde quem nunca tentou, do que quem o fez mas errou;
4. Quando alguém te aconselhar, veja o que de extraordinário ele fez. Seja educado, pondere o conselho, mas doi menos errar pela própria decisão do que pela decisão de outro. Ainda que doa muito, é a sua decisão, é a sua vida;
5. Não conviva só com as mesmas pessoas. Procure outras que possam te ensinar algo mais;
6. Tome cuidado quando alguém usar palavras como "sempre", "nunca", "todo mundo" e "nada". São palavras perigosas que não expressam fatos, e sim juízos de valores que levam ao absurdo.
7. Evite também usar essas palavras. Tente não dizer "todo mundo me odeia", "sempre sou culpado", "nada dá certo", etc. Simplesmente porque não são verdades: há em algum lugar alguém que te ama, você não pode ser culpado de tudo e há coisas que dão certo, a gente querendo ou não;
8. Cuidado com as pessoas que acham que estão sempre certas. Você as reconhecerá facilmente. Vivem culpando os outros do mesmo mal;
9. Errar é humano, mas persistir no mesmo erro é burrice;
10. Ninugém é feliz ou infeliz por sua causa. Felicidade é sentimento, não é fato;

Seja feliz, mas não espere a sua felicidade nos outros. Ela só estará num único lugar: em você mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Regras para Estudar bem!

Guerra Civil Espanhola (1936 - 1939)

O Manifesto de um Plebeu Romano